domingo, 17 de junho de 2012

FUNCEB ITINERANTE 2012 fez a viagem de volta a Salvador

Da sexta e última cidade visitada, Cruz das Almas, localizada no Território de Identidade 21 – Recôncavo, a equipe do FUNCEB ITINERANTE retornou a Salvador na noite deste domingo, 17 de junho.

Encerraram-se, assim, 12 dias de viagem, cerca de 3.300 quilômetros rodados dentro da Bahia, realizando encontros com a comunidade cultural dos Macroterritórios do estado nos municípios de Teixeira de Freitas, Jequié, Santa Maria da Vitória, Seabra, Euclides da Cunha e, por fim, Cruz das Almas.


Os registros dessas passagens estão aqui neste blog, onde compartilhamos o que ouvimos nas reuniões e vimos nas cidades a respeito das produções artístico-culturais neste imenso estado que é a Bahia. O saldo de contribuições é bastante positivo e será importante para novos passos de desenvolvimento da gestão pública estadual para as Artes, em consonância com a realidade apresentada pela sociedade civil.

Agradecemos a todos pela participação e disponibilidade. Esperamos, em breve, dar mais retornos práticos a partir destas experiências, como aconteceu após a primeira edição do FUNCEB ITINERANTE, realizada no ano passado.

O encontro do FUNCEB ITINERANTE em Cruz das Almas

O sexto e último encontro do FUNCEB ITINERANTE 2012 aconteceu neste domingo, 17 de junho, em Cruz das Almas, no Centro Educacional Cruzalmense (CEC). A cidade, pertencente ao Território de Identidade 21 – Recôncavo, representou o Macroterritório 2 nas reuniões do projeto este ano.

A fala de abertura foi da secretária municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer Renata Pereira, que registrou que o número de pessoas presentes era menor do que a potencialidade local, justificando que, neste último final de semana anterior ao São João, os artistas estão envolvidos com os preparativos para os festejos, que são uma referência da identidade cultural dos cruzalmenses e de toda a região. O vice-prefeito Valtércio Azevedo Cerqueira, também presente, reforçou a opinião.

Nehle Franke, diretora geral da FUNCEB, Valtércio Azevedo Cerqueira, vice-prefeito de Cruz das Almas, e Kuka Matos, assessor de Relações Institucionais da FUNCEB

A secretária municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer Renata Pereira fez a fala de abertura

Levando em consideração este fato, o encontro foi realizado, mas firmando o compromisso conjunto, entre a FUNCEB, os participantes e os gestores locais, de haver outra reunião com maior mobilização no próximo mês. Neste contexto, a oportunidade foi produtiva: os presentes, oriundos de Cruz das Almas e do município de São Felipe, puderam apresentar suas colocações e tiveram acesso a informações sobre o plano de construção dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, previstos no artigo 13 da Lei 12.365/2011 – Lei Orgânica da Cultura, e o edital Calendário das Artes, que está com inscrições abertas e se mostrou como um mecanismo de apoio adequado a demandas ali indicadas pelos artistas.

Carlos Paiva, superintendente de Promoção Cultural da SecultBA, esteve no encontro

Alexandre Molina, diretor de Artes da FUNCEB, apresentou aos presentes o edital Calendário das Artes

No debate, falou-se sobre a importância da atividade artística e da formação de crianças e jovens como meio de inclusão social e combate ao trabalho infantil, sendo a arte-educação a pauta de destaque nas discussões do dia. Também foram registradas questões sobre profissionalização, formação de profissionais que possam atuar em produção cultural e com formatação de projetos, ações de comunicação que extrapolem a internet, meio indicado como de acesso limitado na região, apoio à divulgação das produções dos artistas, problemáticas do impedimento de servidores públicos estaduais participarem de editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, além da consolidação de uma política estruturante, sustentada pelo Sistema Estadual de Cultura, que valorize as manifestações particulares das diversas localidades da Bahia.

Havia, entre os presentes, artistas atuantes nos diversos setores das artes, como Renato Pereira e Almir Conceição – os palhaços Pipoca e Bacana, respectivamente –, que representaram os circenses. Eles se apresentam em eventos sociais e culturais de toda a região e integram um grupo de cerca de 20 palhaços que se reúnem anualmente para a realização de um evento comemorativo ao Dia do Palhaço, em Cruz das Almas.

Renato Pereira e Almir Conceição – os palhaços Pipoca e Bacana

Também estava Denilson Santana, que desenvolve trabalhos com pintura, desenho e fotografia. O artista visual teve obras expostas em edições dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, projeto promovido pela FUNCEB. Há trabalhos seus nos acervos da Casa de Cultura de Cruz das Almas e da Galeria de Artes Caetano Veloso, em Santo Amaro, dentre outros espaços. O cruzalmense organizou o catálogo “Arte Contemporânea no Século XXI”, que reúne obras de 32 artistas do Brasil e de Portugal, ainda não publicado.

O artista visual Denilson Santana

Outro participante foi Hildebrando Sena, presidente do Conselho Municipal de Cultura, que também dirige a Cia. Desabafo Teatral e coordena a Escola de Forró, em Cruz das Almas, entidade que promove cursos qualificadores de canto, sanfona, dança e percussão para quase 600 alunos.

Hildebrando Sena é presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cruz das Almas e atua em diversas frentes na produção artística da cidade

A reunião se encerrou com assinatura de ata em que foram indicados artistas – Almir Conceição, Denilson C. Santana, Evangivaldo Maia Santos, Hildebrando Sena, Jeferson Conceição Santos, Jorge Ferreira da Silveira e Juarez da Costa Pituba Junior – para atuarem como mobilizadores e articuladores, ao lado da secretária municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer Renata Pereira e em parceria com a Coordenadora do Macroterritório 2, Rita Clementina, para representarem Cruz das Almas e região no processo de formação dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, através dos Grupos de Articulação Setorial.

Pega-pega no salão

Quadrilheiros se preparam para maratona de forró em Cruz das Almas

A quadrilha Luar do Sertão ensaia para o São João

Os integrantes do grupo Luar do Sertão estão em ritmo acelerado de ensaio para as apresentações que acontecem durante a próxima semana e culminam na noite de São João. Os cerca de 40 dançarinos, que moram no povoado de Sapucaia, em Cruz das Almas, participam da programação que ocupa as praças públicas da cidade, levando adiante uma das tradições mais encantadoras dos festejos juninos.