quarta-feira, 13 de junho de 2012

FUNCEB ITINERANTE segue para Euclides da Cunha

Mais um dia de viagem, nesta quinta-feira, 14 de junho, vai nos levar de Seabra, na Chapada Diamantina, para Euclides da Cunha, no Sertão da Bahia.

Localizada no Território de Identidade 17 - Semiárido Nordeste II, no Macroterritório 3, Euclides da Cunha tem uma população de aproximadamente 56 mil habitantes. O município teve uma participação importante nos episódios históricos da vizinha Canudos, relatados no romance “Os Sertões”, de autoria do jornalista e escritor que dá nome à cidade.

Na sexta-feira, 15 de junho, o encontro de debate das políticas públicas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro acontece no Colégio José Aras (Rua Pedro Monteiro, s/n). O credenciamento de participantes é das 8h30 às 9 horas, e o encontro segue até as 18 horas, com intervalo de almoço entre meio-dia e 14 horas.

Participem!

A festa de Dona Iola na noite de Santo Antônio

No dia de Santo Antônio, comemorado em 13 de junho, as celebrações na cidade de Seabra se concentram em torno da festa de Dona Iola, que, há 25 anos, prepara uma noite especial em sua casa, seguida de desfile pelas ruas. Os moradores acompanham a tradição com carinho e fé, realizando um dos momentos que manifestam a cultura popular do município. A cada ano, Dona Iola costura uma vestimenta nova para usar durante o festejo. As roupas utilizadas em edições anteriores estão expostas em manequins em sua residência.

Fogueira, faixa e fé recepcionam os visitantes na casa de Dona Iola

A casa de Dona Iola impressiona pela sua decoração

Fotografias da festa em anos anteriores também enfeitam a casa

Dona Iola cercada por pessoas e pelo colorido de sua casa

A reza reúne toda a comunidade

Dona Iola apresenta a roupa produzida para este ano

As roupas utilizadas em anos passados ficam expostas em manequins

Dona Iola e a comunidade prontos para a procissão que celebra o santo casamenteiro

Saída da procissão

Dona Iola segue em veículo aberto em procissão que homenageia Santo Antônio

Seabrenses acompanham a procissão todos os anos

O contador e (en)cantador das palavras

As várias faces de Ioia Brandão, um artista polivalente

Natural do povoado de Olhos d'Água do Manduzinho, em Seabra, Ioia Brandão se vale das linguagens do teatro, da música e da literatura para contar e cantar histórias e estórias inspiradas na identidade do povo do território da Chapada Diamantina.

Integrante do Grupo de Teatro Pedro Madalena desde os 14 anos, Ioia hoje promove oficinas teatrais em projetos socioambientais. Na área da literatura, publicou “Eu, a Praça e o Banquinho”, livro de poesias que retratam a solidão urbana e o progressivo desaparecimento do costume das conversas nos espaços de convivência da cidade;“Nas Mãos do Povo”, obra de cordel que celebra a linguagem e os modos de vida da sua região; e ainda “O Garoto e as Estrelas” e “O Garoto e as Águas”, este último sobre o uso consciente do recurso natural, ambos dedicados ao público infantil.

Ioia Brandão e seus livros infantis

Ioia Brandão e Cida Madalena, do Grupo de Teatro Pedro Madalena, e Rômulo Lopes, do Grupo Cultural Lamparinas do Sertão

Do verso escrito à palavra cantada, o seabrense ainda desenvolve o projeto musical “Ioia Brandão – O Poeta do Sertão”, com repertório de forró pé-de-serra, xote, baião e xaxado. Está nos planos do multiartista, que também é compositor, a produção de um CD com canções infantis sobre temas referentes à consciência ambiental.

A casa rosada da leitura

A recém-inaugurada sede da Biblioteca Municipal Professor Sá Teles dá novas cores à busca do conhecimento em Seabra

A biblioteca municipal de Seabra homenageia José Francisco de Sá Teles

No antigo casarão datado do ano de 1935 – que já abrigou escolas, a Cadeia Pública da cidade e a Companhia da Polícia Militar –, funciona hoje a nova sede da biblioteca municipal. Ela homenageia o conterrâneo José Francisco de Sá Teles, pedagogo e gestor em educação, professor da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Católica do Salvador, e ex-deputado estadual, falecido em 2010, aos 94 anos.

Sala de acervo

Sala de leitura

Completamente reformada, a edificação inclui, além das salas de acervo e leitura, um infocentro comunitário e o Anfiteatro Pedro Madalena, uma homenagem à memória do popular cantador e poeta de Seabra.

Anfiteatro Pedro Madalena

Infocentro comunitário

Conhecer para preservar

Ponto de Cultura de Seabra realiza projeto de educação ambiental para proteger a Chapada Diamantina

Ponto de Cultura em Seabra

Se os interiores das grutas e cavernas guardam registros da evolução da natureza e da história da humanidade, as instalações do Ponto de Cultura Projeto Velame Vivo - Educação Patrimonial: Cavernas e Pinturas Rupestres da Chapada Diamantina, sediado em Seabra, revelam o empenho dos envolvidos na ação pelo reconhecimento e preservação de uma importante riqueza ambiental e arqueológica do Brasil e do mundo.

Através de atividades de cunho educacional, artístico e socioambiental, o Projeto Velame Vivo eleva a consciência da sociedade não apenas de Seabra, mas de todos os povos da Chapada Diamantina, acerca da urgente necessidade de se proteger os recursos e patrimônios naturais da região. Para tanto, o Ponto de Cultura realiza atividades em educação patrimonial, sobre conteúdos de arqueologia, espeleologia (ciência que estuda as cavidades naturais) e paleontologia.

Nas aulas de campo, os alunos conhecem cavernas como a Bolo de Noiva (Seabra), Fumaça e Lapa Doce (Iraquara), e abrigos com pinturas rupestres em Lapa do Sol e Santa Marta (Iraquara), e Serra das Paridas (Lençóis). Na sede do projeto, produzem cavernas e representações rupestres em miniatura, a partir de elementos naturais como argila, madeiras de refugo, pedaços de rochas, cabaças e telhas antigas. Ao fim das aulas, é produzida uma exposição dos objetos confeccionados, aberta à visita para a comunidade, escolas e turistas.

Exposição de artes inspirada nas belezas naturais da Chapada Diamantina

Trabalhos das crianças



O Projeto Velame Vivo, reconhecido como Ponto de Cultura, conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e conclui em 2012 as suas atividades, após quatro anos de trabalho. No entanto, assim como os desenhos pré-históricos das cavernas da região, sua importância, registrada na história, atravessará o tempo.

O encontro do FUNCEB ITINERANTE em Seabra

No FUNCEB ITINERANTE 2012, a cidade de Seabra, pertencente ao Território de Identidade 3 – Chapada Diamantina, representou o Macroterritório 4. O encontro no município aconteceu nesta quarta-feira, 13 de junho, na Pousada Seabra.

A reunião foi aberta com fala de Joseane de Souza Araújo, dirigente municipal de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Seabra, seguida do Representante Territorial de Cultura, Pitágoras Luna, e da diretora da FUNCEB, Nehle Franke.

Joseane de Souza Araújo, dirigente municipal de Cultura, fez a abertura do evento

O Representante Territorial de Cultura da Chapada Diamantina, Pitágoras Luna, falou da mobilização dos artistas

Encontro em Seabra: gestores da FUNCEB escutam as demandas dos artistas

Entre os participantes, havia cidadãos, além de Seabra, vindos de Barra da Estiva, Boninal, Capão – Palmeiras, Irecê, Lençóis, Novo Horizonte, Souto Soares e Wagner – uma expressiva multiplicidade de origens, a maior dentre todos os encontros já feitos nas duas edições do FUNCEB ITINERANTE, que possibilitou uma rica troca de experiências e relatos.

Maryanne Dultra, do Ponto de Cultura Circo do Capão, de Palmeiras, foi a Seabra para participar do FUNCEB ITINERANTE

Normandinho Lopes e Bell Oliveira, do Grupo de Teatro Acelesa Sampaio, do município de Souto Soares, também saíram de sua cidade para participar do encontro

Dentre as pautas discutidas, destacou-se a demanda por formação em artes, nas diversas linguagens. Os mecanismos de apoio a projetos artísticos promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado também foram debatidos, e foi colocada a solicitação de que as propostas inscritas e desclassificadas ou não-selecionadas nestes concursos possam ter uma resposta formal e descritiva a respeito das razões destes resultados. Os pareceres técnicos das comissões dos editais já são atualmente disponíveis para consulta dos proponentes, mas a ideia é que haja um retorno instrutivo que possa dar mais contribuições para a qualificação das futuras propostas destas pessoas.

Outras questões trazidas tratavam de circulação de produções e de informação, comprometimento de artistas e dos poderes públicos, além do Sistema Estadual de Cultura. Neste sentido, a cidade de Souto Soares, que estava representada por Marineide Aparecida Moreira, do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Souto Soares, além de por dois artistas de Teatro, foi colocada como um exemplo para a Bahia: com cerca de 18 mil habitantes, o município já instituiu o seu Sistema Municipal de Cultura.

Diálogo e escuta no FUNCEB ITINERANTE

Depois do intervalo do almoço, a FUNCEB apresentou o Calendário das Artes, edital cuja 2ª Chamada está com inscrições abertas, e o Plano de Construção dos Colegiados Setoriais das Artes. Foram também feitos os encontros setoriais, para aprofundamento das discussões específicas de cada setor artístico, ao lado dos coordenadores das áreas, e a eleição de membros dos Grupos de Articulação Setorial (GAS), que, ao lado de representantes eleitos em toda a Bahia, vão dar andamento ao processo de formação dos Colegiados.

Foram eles:
Audiovisual
Titular: Adriano Santos de Oliveira
Suplente: Stenio Ersion dos Santos
Dança
Titular: Maria Mel Freire
Suplente: Marta Oliveira Bezerra
Literatura
Titular: Edivanio Brandão de Souza
Suplente: Maria Lucia Macedo de Oliveira
Música
Titular: David Silva Bispo
Não houve suplente
Teatro
Titular: Romulo Alves dos Anjos Lopes
Suplente: Carlos Alberto da Silva Santos

Os eleitos para os Grupos de Articulação Setorial

Após apresentação dos eleitos, Ioia Brandão, poeta, ator e músico, convocou a coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da FUNCEB, Alda Souza, na encenação de um cordel

Para as áreas de Artes Visuais e Circo, não houve indicação presencial, contudo, os eleitos, juntamente com o responsável pela coordenação do Macroterritório 4 e o Representante Territorial de Cultura Pitágoras Luna, encaminharão para a FUNCEB os nomes dos titulares e suplentes indicados para estes setores.

A FUNCEB agradece pela disponibilidade de todos em compartilhar suas experiências e por possibilitarem uma visão ampla da realidade da produção artística na região, e parabeniza a articulação existente entre a comunidade cultural da Chapada Diamantina.